Conheça o destino: Belém
- Apresentação
- Atrações
Belém, além de capital do Estado do Pará, é uma metrópole singular com uma estrutura urbana que convive com rios, ilhas e mata amazônica. Por sua posição geográfica, é aprincipal via de acesso à floresta amazônica, o que atrai muitos turistas interessados em conhecer a diversidade deste bioma e usufruir da fecunda cultura da chamada“Metrópole da Amazônia”.
Quem visita a cidade, que é a segunda mais populosa da região Norte do Brasil,se impressiona tanto com sua natureza magníficaquanto com sua históriaque se expressa no dia a dia através de alguns costumes de influência indígena e de sua arquitetura portuguesa com efeitos volumétricos, tipicamente barrocos.
Não faltam oportunidades para imergir na cultura belenense: tomar o tacacá no fim da tarde;experimentar frutas amazônicas como o açaí, a graviola e o cupuaçu; ver trabalhos artesanais com influência da cerâmica marajoara e tapajônica, colares, cocares, arcos e flechas e cestas indígenas;pagar ou fazer promessas para a Virgem de Nazaré na festa do Círio; conhecerum pouco do ecossistema amazônico através dos parques destinados ao ecoturismo ou aproveitar para curtir as dunas, lagoas e igarapés de suas relaxantes ilhas, são algumas opções.
A cidade quente e úmida tem muito a oferecer aos seus visitantes também com relação à culinária.A comida tem sabores únicos, já que seus camarões, caranguejos, mariscos, peixes e patossão temperados com folhas como maniva, chicória, coentro; pimentas de cheiro e ervas amazônicas. Além disso, são cozidos em panelas de barro ou assados em moquéns e embebidos de tucupi, caldo extraído da mandioca que é receita ímpar da região.
Mercado Ver-o-Peso: mercado com pescados, carnes, ervas medicinais, temperos e frutas regionaisque expõe também aos visitantes trabalhos deartesanato e comidas típicas.
Basílica Nossa Senhora de Nazaré: com colunas de granito, vitrais franceses que contam a história do Círio, medalhões em mosaico e estátuas em mármore carrara, a igreja é muito visitada por fiéis que fazem promessas e curiosos com sua estrutura excepcional.
Mangal das Garças: parque amazônico para visitação com 40 mil m². Abrigapássaros livres, um borboletário com 600 espécimes, um orquidário, ummirante com vista de 360º de Belém e o Museu Amazônico da Navegação. Conta também com um restaurante e um espaço para venda de artesanato.
Ilha do Mosqueiro: mosqueiro é uma ilha fluvial localizada que possui 17 km de praias de água doce com movimento de maré.