Conheça o destino: Bonito
- Apresentação
- Atrações
Bonito, localizada na região da Serra da Bodoquena, é uma cidade que recebe milhares de turistas por sua beleza natural, águas límpidas e opções de esportes radicais. Por manter em equilíbrio seu potencial turístico com a conservação do meio ambiente, é um exemplo de sustentabilidade.
As famosas águas transparentes de Bonito são uma bênção da natureza: a concentração de carbonato de cálcio no solo solidifica partículas suspensas e transforma-as na areia ou pedras do fundo das águas, que ficam lindamente translúcidas.
As atividades preferidas dos turistas são o mergulho em grutas e a flutuação, pois dão a oportunidade de observar os peixes multicoloridos. Quem é mais aventureiro usufrui dos paredões rochosos com escaladas ou rapel e explora a mata atlântica em trilhas. As enormes cachoeiras atraem aqueles que buscam relaxamento. O único período em que o turismo e a execução das diversas atividades é reduzido é e entre maio e agosto quando há redução do nível dos rios e algumas vezes queimadas nas matas.
A cidade é muito atrativa por sua cultura rica expressa no artesanato com madeira, ossos, sementes e couro; e acolhedora com opções diversas de hotéis, pousadas e restaurantes. A culinária tem diversas heranças culturais, mas a predominância é pela influência dos emigrantes do Sul do Brasil que trouxeram o churrasco para a região.
Reserva Ecológica Baía Bonita: permite a pratica de mergulho e flutuação para observação da fauna e flora subaquáticas. Possui trilhas com mata preservada e animais silvestres e infraestrutura com restaurante, bar e piscina aquecida.
Gruta do Lago Azul: formação geológica de rochas calcárias com um lago de água cristalina e azulada aberta à visitação.
Cachoeiras do Rio Aquidabã: área com nove cachoeiras lindíssimas do rio Aquidabã, sendo a maior com queda de 120 metros de altura. Conta também com uma trilha de 2 km e uma reserva indígena.
Buraco das Araras: trilha está ao redor do vale onde vivem as araras-vermelhas com um grande lago, repleto de diversos répteis.
Rua Coronel Pilad Rebuá: lugar onde se concentra a venda de produtos artesanais dos índios das tribos Terena e Kadiwéu.