Conheça o destino: Istambul
- Apresentação
- Atrações
Dividida entre dois continentes, a cidade reúne diferentes costumes europeus e asiáticos. Um sinônimo de tradição e modernidade.
Localizada na Turquia, a cidade de Istambul está nos 35 km do Estreito de Bósforo, responsável pela divisão entre os dois continentes e é a única cidade no mundo que tem um pé na Ásia e outro na Europa. Considerada a mais povoada da Turquia, grande parte dos turistas se concentra no lado europeu.
Com uma diversidade de dar inveja, é a cidade economicamente mais importante do país e concentra muito tradicionalismo e modernidade. Com cerca de 12 milhões de habitantes, sua construção e cotidiano tem grande influência de países europeus que deram a Istambul uma característica moderna e descolada com defendem os moradores da região.
No passado, a cidade era conhecida com Constantinopla e carrega na bagagem mais de dois mil anos de história. Apesar da maioria da população ser mulçumana, a Turquia é um estado laico. Está em Istambul o maior centro espiritual da Igreja Ortodoxa Grega, com aproximadamente 200 mil seguidores.
Os costumes e as crenças se misturam harmoniosamente pela região. É deslumbrante todos os pontos turísticos da região que reúne muitos eventos culturais e casas noturnas incríveis.
A Mesquita Azul, a principal mesquita entre outras dezenas espalhadas pela cidade, chama a atenção pelos seus milhares de azulejos azuis que revestem o lugar. O chão coberto de tapetes também dá fama e atrai muitos turistas que se encantam com o teto cheio de mosaicos. Turistas são permitidos fora dos horários de orações e talvez as mulheres tenham que cobrir a cabeça ou as pernas em alguns locais de visitação.
A residência Topkapi é conhecida pela sua historia com os sultões do passado. Foi a primeira e principal residência do Império Otomano que utilizavam o grandioso palácio para guardar objetos e relíquias sagradas mostrando aos demais como viviam os governantes, rodeados de muito luxo. Durante a visita é impossível não visitar o harém que abrigava cerca de 1.200 mulheres, amantes do sultão. Algumas das relíquias guardadas no palácio são muito valiosas, tanto que não é permitido fotografar algumas delas.
A Santa Sofia nasceu como uma igreja, passou a seu uma mesquita do império otomano e atualmente abriga um museu. Ela é uma das paisagens mais bonitas da cidade, localizada no bairro antigo Sultanahmet, teve seus mosaicos católicos cobertos por cal, que só foram redescobertos em 1993 durante uma restauração.
Na hora das compras, o Grande Bazar é um dos locais mais interessantes para encher as sacolas. São mais de 4 mil lojas concentradas no coração da cidade. Com os famosos tapetes turcos, pashminas, jóias, narguilés, especiarias, comidas típicas, chás e diversos tecidos as lojas se espalham em corredores labirintos que impossibilitam decorar o caminho feito anteriormente. O Citys, shopping mais famoso do país, localizado no bairro frequentado por quem não se preocupa em gastar liras e mais liras, concentra um grande número de marcas conhecidas mundialmente.
Para experimentar a culinária local, uma visita ao bairro de Nisantasi, o mais chique de Istambul, é o mais apropriado. Grande parte dos pratos servidos nos restaurantes inclui berinjela e carne de cordeiro, servido das mais diversas maneiras.
Compartilhe
Veja também
Algumas dicas relacionadas ao destino- Faça o seu roteiro para IstambulA sua viagem do seu jeito
- Solicite orçamentos de hotéis em IstambulConforto a bons preços
- Passagens para IstambulPeças as melhores opções para viajar
- Veja pacotes turísticos para IstambulViaje para o destino
- Pesquise empresas em IstambulServiços e lazer disponíveis no destino