Conheça o destino: Lima

- Apresentação
- Atrações
A capital peruana é o centro administrativo, financeiro e cultural do país, mas também recebe uma quantidade considerável de turistas por ano. A cidade, que concentra cerca de um terço da população do país, tem uma orla marítima tranquila e, apesar de ter sofrido diversos terremotos, ainda concentra relíquias e ruínas históricas, como as ruínas pré-colombianas e as construções erguidas no período da colonização espanhola. Lima abriga o porto Callao, o principal do país. A gastronomia local também é um fenômeno. Chefs e pratos tem sido premiados pelo mundo e a iguaria mais conhecida é o ceviche: peixe cru marinado em suco cítrico.
Centro Histórico – Os edifícios de arquitetura barroca lembram as cidades europeias. Praças, prédios e igrejas formam o centro da capital peruana, considerado um Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Destaque para a catedral, com uma varanda entalhada em cedro da Nicarágua. A fina espessura da madeira tem entalhes impressionantes e muito detalhados.
Plaza de Armas – Faz parte do centro histórico e também é conhecida como Plaza Mayor. Ali ficam a Catedral de Lima, o Palácio do Arcebispo e a sede da prefeitura. É um dos cenários mais importantes da história do país, já que ali foi proclamada a independência. A praça era ainda o local onde aconteciam as execuções dos condenados pela inquisição.
Museu das catacumbas – Fica dentro do mosteiro de São Francisco e tem corredores subterrâneos que serviram como uma espécie de cemitério público no passado. Lá dentro, os ossos foram separados por grupos, então, o visitante caminha por entre crânios, fêmures e bacias, entre outros. No final do túnel, há um mosaico todo feito de ossos de verdade.
Huaca Pucclana – Um sítio arqueológico localizado no famoso bairro Miraflores. No terreno, há duas seções. Em uma delas, fica o Templo Piramidal, onde aconteciam cultos e até sacrifícios realizados pelos povos pré-colombianos. A outra parte, conhecida como Área Urbana, tem praças, abrigos e locais fechados, onde os andinos estocavam seus alimentos. Dentro do sítio, há ainda um museu com objetos e até animais e vegetais antigos.
Museu Oro Del Peru – Joias, coroas e diversos outros artigos, todos feitos de ouro pelo povo inca ficam expostos nesse museu. Ali, o turista se sente transportado ao passado enquanto observa as obras da ourivesaria pré-colombiana e até múmias ou outros objetos pertencentes aos incas e aos pré-incas.
Casa da Gastronomia Peruana – O museu culinário permite ao visitante saber tudo sobre a gastronomia do Peru. Dividido por etapas, o passeio começa pela alimentação pré-colombiana e chega até os dias de hoje, com a exposição de objetos, fotos e materiais audiovisuais. Há uma sala dedicada à bebida tradicional do país, o pisco.