Conheça o destino: Roma
- Apresentação
- Atrações
Conhecer Roma é poder desvendar um pedaço da história mundial. Na capital da Itália é possível conhecer um pouco de sua história milenar visitando o Vaticano e a Igreja Católica Apostólica Romana. Por abrigar patrimônios históricos e arqueológicos, Roma atrai milhões de turistas por ano.
Um dos pontos mais procurados para fotos e visitas é o rio Tibre e a vista de suas sete colinas. Como se não bastasse, Roma é o berço do Renascimento e até hoje podemos avistar ruínas e monumentos da época do Império Romano.
Charmosa e misteriosa, Roma acolhe casais e famílias que gostam de apreciar a noite em um belo jantar em um dos seus pontos mais altos, Gianicolo. Os restaurantes mais famosos e luxuosos são La Pergola, no hotel Hilton, e o Open Colonna, no interior do Palazzo delle Esposizioni.
Museu do Vaticano e Capela Sistina: Para conhecer um pouco mais da história da arte no mundo, vale a pena conhecer os museus vaticanos. São pedaços históricos da época do Renascimento. Lá de dentro você tem acesso à Capela Sistina, a grande obra prima de Michelangelo. Porém, é preciso ter muita paciência. Por ser um dos pontos mais visitados, a fila de turistas costuma ser bem grande.
Pantheon: O único de todos os prédios romanos que ainda permanece intacto, Pantheon foi um templo construído em homenagem a diversos deuses. Hoje o local conta com estátuas de mármore e sepulturas de ilustres pintores e reis.
Coliseu: De fato um dos monumentos com maior valor histórico e arquitetônico de toda Roma. Construídos para combates de gladiadores e espetáculos em 72d.C., hoje só se encontram apenas o que sobrou de suas ruínas e, mesmo assim, é o ponto mais visitado da capital italiana. Aproveite para conhecer o Arco de Constantino que fica entre o Coliseu e o Palatino. O arco foi construído em comemoração à vitória de Constantino sobre Maxêncio na Batalha da Ponte Mílvio, e Palatino é considerada uma das sete colinas de Roma, sendo um dos pontos mais antigos da cidade.
Fontana di Trevi: Todo visitante de Roma não pode deixar de conhecer a chamada Fontana di Trevi. A praça, construída em 1735, comtempla a lenda de que se deve jogar uma moeda de costas em sua fonte e fazer um pedido, o que geralmente traz muita sorte.
Piazza del Popolo: Uma das praças mais importantes de Roma é a chamada Praça do Povo que é usada para manifestações e eventos de grande porte. No local pode-se observar as igrejas de Santa Maria del Popolo, Santa Maria in Montesanto e Santa Maria dei Miracoli. Além das igrejas, a praça contempla lindas fontes, como a Fontana della Dea di Roma e Fontana del Nettuno. Se não bastasse, no centro da praça fica o Obelisco Flaminio, cercado por lindos leões de mármore.
Basílica de São Pedro: Construída sob o túmulo de São Pedro, a Basílica aguentou por mais de mil anos até ruir. Lá, o local mais procurado é obra de Michelangelo, a Pietà, seguido pela atração das tumbas dos papas.
Circo Máximo: Um exemplo de arquitetura e história, o Circo Máximo foi construído para ser uma arena de entretenimento dos antigos reis. Hoje, em ruínas, o local serve como área de descanso e lazer a céu aberto, como para festivais e manifestações.
Villa Borghese: Um dos maiores parques de Roma, foi idealizado pelo Cardeal Scipione Borghese para guardar sua extensa coleção de obras de arte na famosa Galleria Borghese. Reaberta em 1997, a galeria conta com obras de grandes artistas como Leonardo da Vinci, Raffaello, Caravaggio e outros.
Catucambas de St. Domitilla: Um dos pontos turísticos mais curiosos de Roma é a Catucamba de St. Domitilla. Praticamente uma volta ao passado, a atração é apresentada por guias profissionais que e começa por uma igreja do século IV até as centenárias catacumbas.
Museu Nacional de Villa Giulia: Sarcófagos, esculturas de bronze, objetos e artefatos de beleza inestimável. Tudo isso está compilado no Museu Nacional de Villa Giulia que retrata os pequenos detalhes do que foi o dia a dia dos romanos. Não deixe de visitar, também, o Museu Palatino, com uma extensa coleção de esculturas.