Conheça o destino: Salvador

- Apresentação
- Atrações
São nas ladeiras de Salvador que notamos a sua conexão e enorme influência africana. Capital da Bahia, a cidade abriga grande parte de uma população negra que representa toda a origem desse povo que veio da África como escravo e se instalou nas terras tupiniquins.
Com uma construção considerada Patrimônio Histórico da Humanidade, os casarões dos séculos XVII e XVIII colorem as ruas de Salvador e convidam a todos para subir e descer as ladeiras do Pelourinho cheias de baianas vendendo comidas típicas do local e as pequenas lojas com seus artigos de artesanato regionais.
Um local contagiante quando se fala de música, Salvador reúne o melhor do Carnaval em meio a trios elétricos e muita gente dançando. Com duração de uma semana, o carnaval de Salvador é conhecido mundialmente pela sua forma de manifestação nas ruas. São milhares de pessoas que vestem a camisa de um grupo, mas tradicionalmente conhecido como abadá. Durante horas as pessoas vão seguindo os caminhões que levam os músicos, cantando, dançando e agitando as ruas ao som do axé, gênero musical surgido na Bahia na década de 80.
Com sua comida provinda da culinária africana, são os temperos fortes, a base de oléo de dendê, leite de coco, gengibre e pimenta que dão sabor a culinária local. Dentre os pratos mais procurados nas dezenas de barracas das baianas o acarajé, o bobó de camarão e o vatapá lideram nas vendas para quem quer provar a comida típica baiana. Por serem pratos típicos da região, são facilmente encontrados em barracas de rua, comandados pelas baianas, vestidas a caráter que dão o ar da graça ao oferecer as iguarias.
Cenário de grandes histórias, Salvador é tema de filme, música e até videoclipe. Em 1996, o cantor Michal Jackson veio ao Brasil e gravou com o grupo Olodum a música “They don’t care about us”. A gravação feita no Largo do Pelourinho reuniu dezenas de músicos do grupo, muitos moradores e turistas que estavam nas ruas participaram para participarem do videoclipe filmado nas ladeiras e também nas favelas da cidade.
A visita ao Elevador Lacerda é indispensável. Cartão postal da cidade, ele liga a Cidade Alta a Cidade Baixa. Com capacidade para transportar cerca de 110, o elevado de 70 metros encanta a todos com a vista panorâmica da Baía de Todos os Santos.
Na hora das compras, o Mercado Modelo é o local ideal para adquirir produtos artesanais e típicos da região. São objetos religiosos, pinturas, esculturas, bijouterias, colchas de cama e roupas em geral. Todos com preços bem acessíveis para garantir uma lembrança para todos os amigos e familiares.
Uma entidade que merece uma visita é a Igreja Nosso Senhor do Bonfim, conhecida pela cura de doenças e por salvar vidas, a sua tradição é levada adiante através das fitas do Bonfim vendidas aos montes por toda a cidade. Com uma construção feita parcialmente de azulejos brancos portugueses, o estilo neoclássico atrai muitos turistas para conhecer o local, principalmente na segunda semana de janeiro em que ocorre a tradicional lavagem das escadarias do Bonfim.
Compartilhe
Veja também
Algumas dicas relacionadas ao destino- Faça o seu roteiro para SalvadorA sua viagem do seu jeito
- Solicite orçamentos de hotéis em SalvadorConforto a bons preços
- Passagens para SalvadorPeças as melhores opções para viajar
- Veja pacotes turísticos para SalvadorViaje para o destino
- Pesquise empresas em SalvadorServiços e lazer disponíveis no destino