Conheça o destino: Santos
- Apresentação
- Atrações
Santos ganhou fama internacional ao ser inclusa em 2001 no Guinness Book - O livro dos recordes -, como a cidade com o maior jardim frontal de praia do mundo. Os 5.335m de comprimento exibem 77 espécies de flores e mais de 1.700 árvores cuidadosamente tratadas por 40 funcionários da prefeitura.
Além disso, as praias são o point dos atletas, tanto profissionais quanto amadores, para a prática de corridas, caminhadas, passeios de bicicleta e patins, jogos de vôlei, basquete, tamboréu, frescobol e Triathlon.
Já na areia, é possível descansar na sombra das barracas de praia. Cada uma das 223 representa um clube social, agremiação, entidade ou sindicato e costuma oferecer serviços de comes e bebes aos visitantes. As praias de Santos apresentam mar calmo, de temperatura amena e a segurança é garantida pelos diversos salva-vidas especialmente treinados para zelar pelos banhistas e evitar acidentes.
Praia do José Menino (Canal 1): Próxima à divisa com São Vicente, é frequentada por surfistas. Possui a plataforma do emissário submarino, onde será construído o Museu Pelé.
Praia do Gonzaga (Canal 2): Muito procurado pelos turistas dos hotéis do bairro. Na praça das Bandeiras tem o posto de informações turísticas e o ponto final da linha de ônibus.
Praia do Boqueirão (Canal 3): Possui uma ilha de conveniência com posto de informações turísticas, posto policial, banco 24 horas e sanitários. Conta com conjunto arquitetônico modernista tombado pelo patrimônio histórico. Aos sábados à tarde apresenta uma feira de artesanato.
Ponta da Praia (Canal 6): Local onde se pode admirar o movimento dos navios que entram e saem pelo porto de Santos. Nos finais de semana, conta com o jardim das Artes, exposição de pinturas de artistas locais, além do agito dos píeres que funcionam como ponto de encontro de jovens.
Canal 7: Bairro dos clubes de regata, do ferryboat (onde se tomam as balsas para o Guarujá), da ponte Edgard Perdigão, mais conhecida como Ponte dos Práticos, pois dali partem as embarcações para a reserva ecológica da Laje de Santos e as barquinhas para a Fortaleza da Barra, e do deck do Pescador.